Como criar um Perfil Profissional no Instagram
- Siqueira
- 31 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de nov. de 2024

Começar um Perfil Profissional no Instagram do zero requer algumas estratégias que muitos empreendedores desconhecem, por isso em muitos caso podem atrair qualquer tipo de seguidor ou não atrair o público certo para seu negócio.
Pare de pensar que é só publicar algumas imagens, fazer alguns Story e que o seu Perfil do Instagram vai bombar.

Foto do perfil
A foto de Perfil no Instagram é ideal que seja colocada uma foto do profissional, seja você um prestador de serviços/profissional que vende qualquer tipo de produto ou a logo do seu negócio.
A foto deve ser nítida, de meio corpo e com fundo claro.
Vale ressaltar que é necessário uma pose profissional e sem exageros nas roupas.

Nome do Perfil do Instagram
A escolha do nome para o Perfil do Instagram é muito importante para ganhar destaque e ser encontrado facilmente pelo seu nicho.
Ele pode ser colocado em dois pontos estratégicos, no campo NOME DE USUÁRIO, onde as pessoas buscam e em NOME, que depois de salvo fica em cima das categorias.
Para escolher um bom nome coloque sempre o que seu público busca.
Exemplos;
Correto | Errado |
unhasdecoradainiciaisdonome manicureemcasafulana maquiagempraticafulana | iniciaisdonomeunhasdecoradas fulanamanicure fulana@maquiagem |
Outra dica é: não usar símbolos ou pontuação quando for criar o Nome para o seu Perfil do Instagram.
Não torne difícil a memorização do nome para seus seguidores. Seja objetivo e claro.

Descrição
Para escrever a descrição do Instagram você deve responder a seguinte pergunta: Qual é a dor do seu cliente? Qual o problema que seu produto ou serviço resolve para ele?
Identificar o problema que quer atingir vai ajudar você a fazer uma descrição breve e direcionada para seu público. Lembrando, que é possível usar apenas 150 caracteres e importante usar alguns E-Moji, isso humaniza.

Link clicável na Bio
Este é outro ponto das configurações do Perfil Profissional do Instagram que traz muitas dúvidas. O que colocar? Pra que colocar? Muitos nem sabem para que ele serve e qual é a função do link da Bio.
Na Bio do Instagram é permitido somente um link clicável, por isso deve ser estratégico, com esta configuração você pode levar seus clientes a agendar algum tipo de serviço, comprar seu produto ou até mesmo tirar dúvidas diretamente pelo seu WhatsApp.
Outra alternativa é direcionar seus clientes direto para o site do seu negócio.

Destaques
Logo abaixo temos os Destaques do Instagram, podem ser colocados ícones que podem ser personalizados conforme seu perfil ou apenas imagens.
Esta parte dos Destaques nada mais é do que o histórico das publicações que fez nos stories. O importante aqui é colocar título em cada destaque para manter organizado assim seu cliente localiza facilmente as informações que ele busca.
Bem, estas são algumas das configurações primárias dentro do seu Perfil Profissional do Instagram. Seja um Perfil Pessoal ou Profissional criar um perfil estratégico requer paciência e correções. Não se limite a corrigir aquilo que não achou que ficou bom, volte e arrume sem medo.
Se gostou deste assunto e quer saber mais, deixe nos comentários suas dúvidas, terei prazer em ajudar.
Até breve! ;)
Ótimo conteúdo, parabéns!!!!